Parto Humanizado

Parto humanizado é aquele em que a mulher é protagonista de seu parto, sendo o papel da equipe apoiá-la e prestar assistência baseada em evidências e no consentimento após informação e esclarecimento à respeito das diferentes condutas, levando em consideração os desejos e demandas de cada família e respeitando o tempo do bebê. As intervenções hoje rotineiras na Obstetrícia, são feitas de forma criteriosa e apenas quando realmente necessárias. Luz baixa, som ambiente, cuidado com a temperatura, cuidados com os estímulos, entradas e saídas de pessoas, direito à acompanhante... Isso tudo é essencial, mas por si só não definem um parto humanizado.
Neste tipo de parto a mulher é encorajada a se informar, e ter papel ativo no nascimento do seu filho (a), garantindo cuidado e assistência dignos e seguros para mãe e bebê.

PSICANÁLISE E MATERNIDADE

A maternidade é uma grande transição na vida da mulher. Durante a gestação é muito comum surgires dúvidas, expectativas e ansiedades relacionadas à tantas mudanças que a mulher enfrenta: mudanças físicas, mudanças de identidade, e transformações na configuração da família com a chegada do bebê. A psicanálise busca oferecer um espaço de escuta e acolhimento às mulheres grávidas e suporte àquelas que atravessam o puerpério.

Funções da obstetriz

Além do pré-natal, avalia progressão do trabalho de parto, checa dilatação, realiza ausculta intermitente dos batimentos cardíacos fetais e manobras e intervenções quando necessárias e consentidas. Realiza ainda cuidados com o períneo, consultoria de amamentação e avaliação do recém-nascido.

Funções da doula

Dentro da equipe de parto humanizado, a doula oferece informações, atenção às necessidades específicas de cada mulher, suporte físico e emocional à mulher e sua família durante o pré-natal, o parto e o pós-parto. Busca que a mulher seja respeitada em seu momento e que ela e seu bebê sejam preservados e acolhidos.