Especialidades

GINECOLOGIA

O Ginecologista é o médico que trata do organismo da mulher e de seu aparelho genital, fazendo o acompanhamento contínuo da saúde feminina. Alguns dos sintomas avaliados pelo Ginecologista são:

• Problemas de corrimento;
• Dor na relação sexual;
• Suspeita de gravidez;
• Prevenção de doenças relacionadas ao aparelho reprodutor feminino.

Para o complemento da consulta, o médico poderá pedir alguns exames, como Papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassom transvaginal, ultrassom de mamas, mamografia e exames laboratoriais variados.

OBSTETRÍCIA

A Obstetrícia é a ciência que estuda a reprodução humana. Investiga a gestação, o parto e o pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O termo "obstetrícia" vem da palavra latina "obstetrix", que é derivada do verbo "obstare" (ficar ao lado). Para alguns, seria relativo à "mulher assistindo à parturiente" ou "mulher que presta auxílio". Existem no Brasil três carreiras distintas na Obstetrícia:
Medicina: Para o médico receber o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia é necessário participar do programa de residência médica com duração de 3 anos. Alternativamente, pode-se prestar concurso promovido pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Após essa especialização, o médico está apto a realizar toda a assistência à mulher no atendimento ginecológico e obstétrico, inclusive parto cesárea.

REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Reprodução Assistida é um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especializados, que tem como principal objetivo tentar viabilizar a gestação em mulheres com dificuldades de engravidar. Muitas vezes essas dificuldades, até mesmo a infertilidade do casal ou um de seus membros, podem trazer sérios prejuízos ao relacionamento conjugal.
As diferentes variantes técnicas do conjunto da RA podem ser reunidas em dois grupos:

1. As mais antigas e mais simples - nas quais a fecundação se dá dentro do corpo da mulher - são chamadas de Inseminação Artificial. Caso os gametas utilizados na R.A. sejam do próprio casal, chamamos de inseminação HOMOLOGA; caso um ou ambos os gametas sejam obtidos a partir de doadores anônimos, chamamos de inseminação HETERÓLOGA.
ICSI - Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides
2. E as técnicas mais modernas de RA - nas quais a fecundação se dá fora do corpo da mulher - que passam pelo procedimento de fertilização in vitro (FIV). Existem diversas variantes técnicas da FIV tais como o ICSI e o IAIU. As diferenças entre algumas dessas técnicas serão aqui descritas:

ICSI – É talvez a técnica mais conhecida popularmente, trata da realização de uma fertilização in vitro através da inoculação de um espermatozoide no interior de um ovócito, seguida da transferência via vaginal do embrião (pré-embrião) formado;
O IAIU – Ocorre pela colocação via vaginal, de espermatozoides diretamente na altura da tuba uterina.
Outras técnicas complementares da RA são:
Doação de óvulos, sêmen, embriões; congelamento de material biológico reprodutivo e de embriões; diagnóstico genético pré-implantatório, entre outros.

PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE EM PACIENTES SUBMETIDAS A TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Atualmente, o tratamento de preservação da fertilidade conta com técnicas avançadas de reprodução assistida, dando ao paciente tempo hábil para começar um tratamento oncológico.
Para os homens o tratamento é muito simples e, em até cinco dias, podem ser recolhidas e armazenadas 02 ou 03 amostras de sêmen, que permitem uma excelente reserva reprodutiva.
No caso das mulheres, a preservação do potencial reprodutivo é feita, principalmente, utilizando a tecnologia de congelamento de óvulos. Um procedimento simples e muito utilizado em todo mundo. Já que em alguns casos, após o tratamento oncológico homens podem se tornar azoospermicos (sem espermatozoides no ejaculado) e as mulheres podem entrar em menopausa precoce ( param de produzir óvulos).
Nesses, dois casos não existem custo financeiro inicial para os pacientes oncológicos .

A Dra. Corolina Rossoni, também é especializada em Parto Humanizado