O Ginecologista é o médico que trata do organismo da mulher e de seu aparelho genital, fazendo o acompanhamento contínuo da saúde feminina.
Alguns dos sintomas avaliados pelo Ginecologista são:
• Problemas de corrimento;
• Dor na relação sexual;
• Suspeita de gravidez;
• Prevenção de doenças relacionadas ao aparelho reprodutor feminino.
Para o complemento da consulta, o médico poderá pedir alguns exames, como Papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassom transvaginal, ultrassom de mamas, mamografia e exames laboratoriais variados.
A Obstetrícia é a ciência que estuda a reprodução humana. Investiga a gestação, o parto e o pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O termo "obstetrícia" vem da palavra latina "obstetrix", que é derivada do verbo "obstare" (ficar ao lado). Para alguns, seria relativo à "mulher assistindo à parturiente" ou "mulher que presta auxílio". Existem no Brasil três carreiras distintas na Obstetrícia:
Medicina: Para o médico receber o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia é necessário participar do programa de residência médica com duração de 3 anos. Alternativamente, pode-se prestar concurso promovido pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Após essa especialização, o médico está apto a realizar toda a assistência à mulher no atendimento ginecológico e obstétrico, inclusive parto cesárea.